Vereador Olimpio propõe criação do cargo de biomédico no serviço público municipal de Curitiba
- Olimpio Araujo Junior
- 25 de jun.
- 1 min de leitura
A proposta foi defendida durante a entrega de homenagem à nova diretoria do Conselho Regional de Biomedicina - 6 Região, na Câmara de Curitiba.

Durante sessão na Câmara Municipal de Curitiba desta terça-feira (24/06), o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) defendeu a criação do cargo de biomédico na estrutura administrativa da Prefeitura. A proposta visa incluir oficialmente a profissão no quadro de servidores públicos da área da saúde, de maneira que a categoria seja incluída no rol da Lei Municipal nº 16.198/2023, que rege a carreira dos profissionais da administração municipal.
Segundo o parlamentar, a medida protocolada sob n. 205.00777.2025, busca corrigir uma omissão histórica e promover o reconhecimento de uma categoria essencial ao funcionamento do sistema de saúde pública. "Incluir os biomédicos na estrutura municipal é necessário e condiz com a importância técnica e científica que representam para sociedade”, afirmou Olimpio.
O vereador também elencou as diversas áreas de atuação dos biomédicos: análises clínicas, diagnóstico por imagem, microbiologia, saúde pública, estética, reprodução humana e diversas outras áreas fundamentais.
A proposta foi anunciada durante a homenagem prestada à nova diretoria do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6), eleita para o quadriênio 2025–2029, sob a presidência do Dr. Thiago Yuiti Castilho Massuda.
Para Olimpio, a homenagem reafirma o respeito da cidade pela Biomedicina, mas para ele "é com ações concretas, como a criação do cargo, que a valorização da categoria se materializa e a saude pública se fortalece".
A sugestão legislativa segue agora para análise do Executivo Municipal.

Comentários