Após morte de ciclista em canaleta, Câmara de Curitiba analisa novo texto de projeto para prevenir acidentes
- Olimpio Araujo Junior
- 1 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de set.
O vereador Olimpio Araujo Junior reformulou a proposta que cria a Política Municipal de Prevenção de Acidentes com Ciclistas em vias exclusivas de transporte coletivo.
A morte de um ciclista na semana passada, ao transitar pela canaleta exclusiva de ônibus, reacendeu o alerta para a falta de segurança nesses espaços de tráfego restrito. O caso, que expôs mais uma vez a vulnerabilidade dos ciclistas que circulam de forma irregular pelas vias do transporte coletivo, foi reformulado e segue nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Curitiba.
O vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou um substitutivo ao Projeto de Lei Ordinária nº 005.00385.2025, que cria a Política Municipal de Prevenção de Acidentes com Ciclistas em Vias Exclusivas de Transporte Coletivo. A proposta reformulada sob o protocolo 031.00223.2025 estabelece diretrizes para campanhas de educação no trânsito voltadas a jovens, estímulo a comportamentos seguros, integração entre órgãos competentes e melhorias na infraestrutura cicloviária, com possibilidade de financiamento a partir de recursos de multas de trânsito.
Para Olimpio Araujo Junior, a medida preserva o mérito original do projeto e busca oferecer resposta preventiva e pedagógica diante da repetição de tragédias. “Nosso compromisso é salvar vidas e construir uma cultura de paz no trânsito de Curitiba”, afirmou o parlamentar.
A reformulação do texto atendeu a recomendações da Procuradoria Jurídica da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça, corrigindo alguns itens técnicos e garantindo segurança jurídica, sem ferir a autonomia do Poder Executivo.








Comentários