top of page
Buscar

Florada das sakuras no Jardim das Américas.Vereador pede atenção à preservação da praça.

  • Foto do escritor: Olimpio Araujo Junior
    Olimpio Araujo Junior
  • 8 de jul.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de jul.

Olimpio Araujo Junior solicitou obra de drenagem na Praça Tsunessaburo Makiguti, no mês de janeiro deste ano.

Ricardo Marajó/SMCS
Ricardo Marajó/SMCS

O inverno em Curitiba fica mais charmoso com a florada das sakuras, flor da cerejeira, e o bairro Jardim das Américas se transforma em um cenário de contemplação. Na Praça Tsunessaburo Makiguti, cerca de 70 cerejeiras florescem quase ao mesmo tempo, em um cenário colorido em que as flores desabrocham simultaneamente.


Durante a florada, o local revive o espírito do Hanami, tradição japonesa de contemplar as sakuras, cujas flores delicadas simbolizam a beleza passageira da vida, a prosperidade e a coragem — valores celebrados desde os tempos dos samurais.


Neste cenário tão simbólico para a comunidade nipo-brasileira, um problema interrompe a poesia do momento: a drenagem comprometida da praça tem provocado acúmulo de água, dificultando a circulação dos frequentadores.


A situação foi denunciada por moradores da região diretamente ao vereador Olimpio Araujo Junior (PL), que protocolou requerimento no início deste ano, solicitando restauração urgente do sistema de drenagem do local, situado na Rua São Tomé, próximo ao número 141. O protocolo ainda não teve retorno da Prefeitura, e está registrado sob o número 044.01198.2025.


“Essa praça é mais do que um espaço verde — é memória, cultura e encontro. Precisamos garantir que esteja à altura de seu simbolismo, livre de alagamentos e riscos”, afirmou o vereador.

A Praça Makiguti, inaugurada em 1996, tem mais 5 mil m², abriga áreas de lazer e também um monumento em homenagem ao filósofo que dá nome ao espaço, fundador da escola humanista Soka Gakkai.



Comments


Mundo Polarizado Produções © 2021 

bottom of page