Olimpio Araujo Junior apresenta propostas para fortalecer políticas de adoção em Curitiba
- há 8 horas
- 1 min de leitura
As medidas visam proteger as crianças nas escolas e incentivar adoção tardia na capital paranaense.

Pai de duas filhas adotivas, o vereador Olimpio Araujo Junior levou para a Câmara Municipal de Curitiba duas propostas que colocam a adoção no centro do debate público na capital. As iniciativas protocoladas tratam do acolhimento de crianças e adolescentes adotados nas escolas municipais e da criação de um programa de incentivo à adoção tardia por servidores públicos.
No Requerimento nº 062.00203.2026, o parlamentar solicita informações ao Executivo sobre a existência de orientações e protocolos na Rede Municipal de Ensino para garantir sigilo, prevenir estigmas e enfrentar casos de bullying envolvendo estudantes em contexto de adoção. O texto também questiona se há capacitação específica para professores e gestores, apoio psicossocial às famílias no período de adaptação e integração efetiva entre escola e rede de proteção.
Na justificativa, a proposição ressalta que “o tema é sensível e demanda atuação responsável, com procedimentos claros e integração com a rede de proteção, de modo a favorecer adaptação escolar segura e ambiente de respeito à dignidade do estudante”.
Já a Indicação nº 205.00046.2026 sugere que o Executivo avalie a criação de um Programa Municipal de Incentivo e Apoio à Adoção Tardia por servidores públicos municipais, com eventual auxílio financeiro temporário, acompanhamento psicossocial e critérios objetivos com salvaguardas de integridade.
Conforme consta na justificativa, “políticas públicas responsáveis podem contribuir para reduzir barreiras e fortalecer a estabilidade dos vínculos, sempre sob o prisma do melhor interesse da criança e do adolescente”.








Comentários