Faixas exclusivas para motocicletas é tema de podcast
- Olimpio Araujo Junior
- 11 de set.
- 2 min de leitura
A série “Você quer que vire lei?”,do CMC Podcasts, recebeu Olimpio Araujo Jr (PL) e o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti.
Por causa do aumento no número de motociclistas e dos desafios da mobilidade urbana na capital, o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou um projeto de lei e uma indicação de sugestão ao Executivo que propõe a criação de faixas exclusivas para motos em Curitiba. A iniciativa foi o tema do episódio 7 da série “Você quer que vire lei?”, do CMC Podcasts.
O bate-papo contou com a participação do superintendente de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), e ex-vereador da capital, Bruno Pessuti.
Durante a entrevista, o parlamentar explicou que a proposta foi inspirada em experiências de outras cidades brasileiras e internacionais. A ideia seria criar cfaixas preferenciais para motos - chamadas de faixas azuis - para a circulação de motocicletas, motonetas e similares, em determinadas vias da cidade. O intuito da iniciativa é o de organizar melhor o fluxo de veículos e reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas.
O convidado Bruno Pessuti destacou aspectos técnicos da medida, avaliando a viabilidade de implantação e os impactos na segurança viária. O superintendente também falou sobre o papel da educação para o trânsito e da necessidade de integração com políticas públicas voltadas a pedestres, ciclistas e motoristas. A conversa foi mediada pelo jornalista Marcio Silva, da Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
Projeto de Lei e Indicação de Sugestão ao Executivo
Com o entendimento de que a implantação da temática do projeto de lei 005.00025.2025 seria mais adequada através de uma iniciativa oriunda do Poder Executivo, a matéria foi arquivada na Comissão de Constituição e Justiça, porém a Indicação de Sugestão ao Executivo 205.00349.2025 foi aprovada em plenário e depende somente da iniciativa da Prefeitura em implantar a proposta em Curitiba.

Comentários