Curitiba pode ampliar transporte especial para atletas paralímpicos
- Olimpio Araujo Junior
- 5 de set.
- 2 min de leitura
A sugestão ao Executivo é de autoria do vereador Olimpio Araujo Junior (PL) e foi aprovada em plenário.

Os atletas paralímpicos podem ganhar um incentivo em Curitiba. O vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou a uma indicação ao Poder Executivo para ampliação do programa Transporte Especial ACESSO, garantindo também o deslocamento de atletas com alto grau de comprometimento para treinamentos, competições e demais atividades esportivas.
Hoje, o serviço é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 145/2014 e atende exclusivamente ao transporte de pessoas com deficiência de suas residências para serviços de saúde e socioassistenciais não continuados, situados dentro do limite urbano de Curitiba. A proposta de Olimpio busca modificar esse decreto para incluir expressamente a dimensão esportiva, eliminando barreiras de mobilidade e ampliando as oportunidades de participação em atividades que promovem saúde, reabilitação e inclusão social.
“O esporte paralímpico vai além do lazer, é um instrumento de cidadania, dignidade e superação. Queremos que Curitiba seja referência em inclusão e acessibilidade”, afirmou o vereador ao defender a iniciativa que foi protocolada e aprovada em plenário sob número 205.00988.2025.
O que é uma sugestão ao Executivo?
A indicação é um tipo de proposição legislativa utilizada para sugerir soluções ou melhorias em áreas de competência do Poder Executivo. Diferentemente dos requerimentos, que são encaminhados diretamente aos órgãos da administração municipal, a indicação precisa passar pela aprovação em sessão plenária da Câmara. A votação ocorre em turno único, de forma simbólica, durante a segunda parte da ordem do dia.
Contudo, como o próprio nome indica, trata-se de um instrumento não impositivo: o Legislativo manifesta formalmente uma sugestão, mas a adoção ou não da medida cabe exclusivamente à Prefeitura de Curitiba.
Comentários