top of page
Buscar

2º turno: vereadores de Curitiba confirmam incentivo à consulta de antecedentes

  • Foto do escritor: Olimpio Araujo Junior
    Olimpio Araujo Junior
  • 17 de set.
  • 1 min de leitura

Projeto de Lei do vereador Olimpio Araujo Junior foi aprovado por unanimidade, em primeiro e segundo turnos.

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Projeto de Lei do vereador Olimpio Araujo Junior (PL) foi aprovado em segundo turno, nesta quarta-feira (17/09), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e já pode ser sancionada pelo prefeito da capital, Eduardo Pimentel. A proposta incentivar condutas de segurança entre as mulheres e recebeu 29 votos “sim”.


O projeto de lei voltado à proteção da mulher prevê que as instituições públicas e privadas, direcionadas à assistência e ao acompanhamento das mulheres, além dos órgãos de execução da política de proteção e promoção dos direitos da mulher, divulguem sites e demais canais de consulta sobre antecedentes criminais (005.00288.2025). A redação também estabelece a realização de campanhas e outras ações com a intenção de incentivar as mulheres a buscarem o histórico de eventuais agressões ou condutas agressivas de seus parceiros. Ontem (16), em primeiro turno, o vereador defendeu que o projeto tem caráter preventivo e educativo. Além do autor, outros 11 vereadores e vereadoras da cidade debateram o texto.


As procuradoras da Mulher da Câmara Municipal, Carlise Kwiatkowski (PL) e Rafaela Lupion (PSD), analisaram a relevância da proposta para fortalecer políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres.


O projeto de lei foi aprovado em segundo turno em votação unânime, e agora segue para sanção. Se a iniciativa for sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer 60 dias depois da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).


Comentários


Mundo Polarizado Produções © 2021 

bottom of page