QR Codes em locais movimentados podem ajudar mulheres a checar antecedentes criminais na hora
- Olimpio Araujo Junior
- 3 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
A iniciativa reforça a Lei Municipal nº 16.577/2025, de autoria do vereador Olimpio Araujo Junior, que determina a divulgação dos sistemas oficiais de consulta de antecedentes criminais.

Em meio ao avanço das políticas de proteção às mulheres em Curitiba, o vereador Olimpio Araujo Junior (PL) apresentou uma nova iniciativa que pretende transformar o celular de qualquer cidadã em uma ferramenta imediata de segurança. A proposta sugere que a Prefeitura implemente QR Codes informativos em pontos estratégicos da cidade, permitindo o acesso rápido a sites oficiais de consulta de antecedentes criminais (205.01275.2025)
A indicação complementa a Lei Municipal nº 16.577/2025 que obriga órgãos municipais a divulgarem sistemas públicos de consulta de antecedentes, como o portal disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A novidade vem para ampliar o alcance dessa divulgação, levando a informação diretamente para locais de grande circulação: terminais de ônibus, unidades de saúde e demais equipamentos públicos.
Olimpio destaca que a tecnologia é simples, barata e pode fazer uma enorme diferença no cotidiano de mulheres em situação de vulnerabilidade. “Com um QR Code, a consulta fica a um clique de distância. É uma medida preventiva, que fortalece a autonomia das mulheres e dá efetividade a uma lei já aprovada pelo município”, afirmou o vereador.
Por se tratar de uma solução de baixo custo, sem criação de novas obrigações administrativas ou impactos em contratos, a proposta tem potencial de rápida implementação. A Indicação foi encaminhada ao Executivo, que deverá avaliar sua oportunidade e conveniência.




